Diferenças Entre Ligação Ionica E Covalente

Enquanto isso, ao contrário da. A diferença entre as ligações iônica e covalente é que as ligações iônicas ocorrem entre átomos com eletronegatividades muito diferentes, enquanto as ligações. Clique aqui 👆 para ter uma resposta para sua pergunta ️ 2)observe a charge e identifique o tipo de ligação química que representa (iônica, covalente ou metáli… 2)observe a. A ligação iônica acontece entre um átomo que doa elétrons e outro que recebe. Na ligação covalente ocorre o compartilhamento de um par de elétrons (um de cada. Os dois principais tipos de ligações químicas são as ligações iônicas e covalentes. Uma ligação iônica essencialmente doa um elétron para o outro átomo que participa da. Por gabie qual é a diferença entre ligações covalentes e iônicas? Ligação covalente é uma ligação química que envolve o compartilhamento. Muitos alunos ainda não sabem diferenciar uma ligação iônica de uma ligação covalente.

Diferenças Entre Ligação Ionica E Covalente

Ionic vs Covalent Bonds

O professor de química rogério lemos. Essa ligação é formada quando há um conglomerado de átomos na. A regra do octeto fala que: um átomo adquire estabilidade quando possui 8 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa), ou 2 elétrons quando possui. Ligação iônica = transferência definitiva de elétrons,. Confira a diferença entre etanol e metanol. As ligações covalentes envolvem a partilha de eletrões entre dois átomos. Existem 3 tipos de ligações químicas: Iônicas, covalentes ou metálicas. Download das provas do enem como o próprio nome diz, a ligação iônica.

Diferenças Entre Ligação Ionica E Covalente
ionic covalent vs difference compounds between tell remember differences which

-

A ligação covalente sempre compartilha elétrons, ex. E a iônica doa esses elétrons, é entre um metal e um ametal. Confira todas as respostas. De maneira resumida, podemos dizer que na ligação iônica há a perda e o ganho de elétrons, já a ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de. Diferenciando ligação iônica e covalente para entender as interações responsáveis pela ligação química, é vantajoso tratar a ligação iônica e covalente separadamente.

Entenda a diferença entre ligação iônica e ligação covalente

Apoie o Gog Escola, inscreva-se, curta e compartilhe.
mundogog.com/pdfs.html - infográficos do Gog Escola - Apoie esse projeto adquirindo a versão em pdf das nossa animações.
Também podem ser feitas contribuições através do pix: gogescola@gmail.com e do Apoia-se: apoia.se/gogescola

Nessa animação é mostrado de forma bem didática como acontece as ligações iônica e covalentes, trás exemplos mostrando em detalhes o movimento dos elétrons, facilitando a visualização e o aprendizado.

Sobre o Gog Escola
_________________________

O Gog Escola é uma iniciativa particular e inovadora que tem como objetivo desenvolver animações/simulações, chamados de objetos de aprendizagem, com alto nível áudio-visual para serem utilizados como material didático de apoio às aulas.

Esses objetos de aprendizagem buscam minimizar a problemática de se ensinar disciplinas como física, química e biologia. Essas disciplinas possuem fenômenos, fluxos de informações que os textos e imagens estáticas dos livros não permitem representar. O Gog Escola oferece um novo conceito de material didático, totalmente inovador que preenche esse vazio. Através do uso das animações/simulações pode-se representar com detalhes qualquer fenômeno ou fluxo dentro de qualquer assunto dessas disciplinas, isso torna o entendimento muito mais fácil, torna o assunto mais interessante e facilita o entendimento do aluno e o trabalho do professor. Saiba mais aqui: mundogog.com/gogescola.html

Resumo
________________________

A ligação iônica é quando um átomo se liga a outro há a transferência de elétron, essa transferência se da quando um átomo forte de grande eletro-negatividade encontra um átomo fraco de baixa eletro-negatividade. Eletro-negatividade é a capacidade que um átomo tem de capturar elétrons. Normalmente a ligação iônica se da entre um metal, que tem a tendência de doar um elétron, e um ametal, que tem a tendência de receber um elétron. O átomo que perde elétrons passa a ter carga positiva tornando-se um íon positivo ou cátion, enquanto o átomo que ganha elétrons passa a ter carga negativa tornando-se um íon negativo ou ânion. Como cargas elétricas opostas se atraem os íons ficam ligados por causa da atração elétrica.
A ligação iônica é quando um átomo se liga a outro através da ionização, ou seja, quando há a transferindo de elétrons. Essa transferência ocorre quando um átomo fraco de baixa eletro-negatividade, (grupo dos metais, que tem tendência a doar elétrons) encontra um átomo forte de grande eletro-negatividade (grupo dos ametais, ou não metais, que tem tendência a receber eletrons).
Eletro-negatividade é a capacidade que um átomo tem de capturar elétrons.
O átomo que perde elétrons passa a ter carga positiva tornando-se um íon positivo ou cátion, enquanto o átomo que ganha elétrons passa a ter carga negativa tornando-se um íon negativo ou ânion. Observe que como cargas elétricas ficam opostas, os opostos se atraem, criando uma forte ligação entre os átomos, os íons ficam ligados por causa da atração elétrica.

Vejamos a ligação iônica entre um átomo de sódio e outro de cloro.
O núcleo do átomo de sódio, que pertence ao grupo dos metais, possui 10 nêutrons, 11 prótons e sua eletrosfera 11 elétrons – 2 na primeira camada, sub-nível s , 8 na segunda, sub-níveis s e p, e apenas 1 na ultima camada, a camada de valência, sub-nível s, conforme sua distribuição eletrônica
O átomo de cloro, que pertence ao grupo dos ametais, possui 18 nêutrons, 17 prótons e 17 elétrons – 2 na primeira camada, sub-nível s, 8 na segunda sub-níveis sp e 7 na camada de valência, sub-níveis SP, conforme sua distribuição eletrônica. Quando juntos o átomo de sódio perde 1 elétron para o átomo de cloro, tornando se carregado positivamente, ao passo que o átomo de cloro ao ganhar um eletro se torna carregado negativamente, ocorre então a ligação iônica formando o cloreto de sódio. Esse ligação segue a teoria do octeto, onde o átomo busca formar 8 elétrons em sua camada de valência para se tornar estável.

Bibliografia
_________________________

Coleção Química Meio ambiente, cidadania, Tecnologia - Ensino Médio, Volume 1, Martha Reis Marques da Fonseca - PNLD, FNDE 2014

Videos química USP, encontrados no canal "Aula de Química com o Prof. Alex Dias"
Vídeo-aulas do Professor Gustavo Dias, do canal " Química com G"

Os átomos só fazem ligação para alcançar a estabilidade e ficar com 8 elétrons em sua última camada. Poucas ligações são totalmente iônicas ou covalentes, sendo que a maioria da ligações são intermediárias entre os tipos de ligações.

  • Entenda a diferença entre ligação iônica e ligação covalente (Read More)
  • Aula QG04 - Ligação Covalente x Iônica [COMBUSTÃO] (Read More)