Síndrome De Pierre Robin

A síndrome de pierre robin é uma doença congênita considerada rara, onde o paciente pode apresentar as seguintes características: A síndrome de pierre robin é uma rara anomalia de desenvolvimento causada por mau posicionamento fetal, caracterizada por micrognatia, glossoptose, palato profundo ou. A sequência de pierre robin, também conhecida como síndrome de pierre robin ou simplesmente sequência de robin, é uma condição em bebés. A síndrome de pierre robin é defeito congênito raro da face caracterizado por micrognatia, pequenez anormal da língua, fissura palatina. A síndrome de pierre robin é descrita na literatura médica como uma tríade de anomalias, que se caracteriza pela presença de micrognatia, glossoptose e fissura. Apresentamos um caso dasequência de pierre robin em um recém nascido. os principais diagnósticos diferenciais, complicações e tratamentos são revisados. relato do caso paciente do sexo masculino nasceu de parto cesárea com idade gestacional de 38 semanas pelo método de capurro. Síndrome de pierre robin ou sequência de pierre robin é uma sequência congênita de anomalias em humanos que pode ocorrer como uma síndrome isolada ou como parte. Síndrome de pierre robin resumo em português as anomalias congênitas afetam mundialmente cerca de 5% dos nascidos vivos, dentre as quais as alterações craniofaciais compõem um grupo distinto e complexo que abrange anomalias isoladas e múltiplas, de etiologia genética e multifatorial associadas ou não a síndromes. Paciente com síndrome de pierre robin (micrognatia, fenda palatina e glossoptose), sendo que a investigação para síndromes genéticas foi negativa e possui suspeita. Síndrome de pierre robin (spr) é condição composta por retro ou micrognatia, glossoptose e, normalmente, presença de fissura palatina9.

Síndrome De Pierre Robin

Pierre Robin syndrome causes, symptoms, prognosis and treatment

A partir de sua descrição inicial, essa anomalia foi denominada síndrome de pierre robin. Porém, à medida que novos estudos foram sendo realizados, permitindo melhor entendimento da fisiopatologia e condições associadas, foram. Síndrome de pierre robin terapêutica [en] mandible [en] mandibular distraction osteogenesis [en] morphology [en] pierre robin sequence [en] pierre robin syndrome. Intervenção multidisciplinar na sequência de pierre robin (2015) subjects: A finalidade do artigo é mostrar as características físicas e fonoaudiólogas de uma paciente portadora da síndrome de pierre robin. Destacaremos a importância da. A sequência de robin, também conhecida por muitos como síndrome de pierre robin, é uma malformação caracterizada por uma tríade de anomalias: “mandíbula pouco desenvolvida” (micrognatia) (figura 1), “língua deslocada para trás” (glossoptose), e “céu da boca aberto” (fissura palatina) (figura 2), associadas em grande parte.

Síndrome De Pierre Robin
mandibular preoperative séquence diagnosis
Síndrome De Pierre Robin
pierre robin syndrome stickler sequence bmj figure
Síndrome De Pierre Robin
robin pierre appearances protocol innovative fairbairn

-

SÍNDROME DE PIERRE ROBIN: COMO AFETA AS FUNÇÕES DA BOCA (com Dr. Pedro Albertoni)

Síndrome de Pierre Robin requer acompanhamento do cirurgião bucomaxilofacial para tratar problemas consequentes da doença #Odontologia Leia mais sobre o tema em simpatio.com.br/sindrome-pierre-robin/

Algumas anomalias faciais podem afetar diretamente a saúde e as funções da boca, como a síndrome de Pierre Robin, que causa distúrbios na mandíbula.

Dentre as disfunções da síndrome de Pierre Robin que atingem diretamente a boca estão o retrognatismo, a micrognatia, a glossoptose e a fenda palatina.

A síndrome de Pierre Robin é uma doença rara que não possui uma causa definida. Além disso, é uma patologia congênita, isto é, está presente desde o nascimento.

Também conhecida como Sequência de Pierre Robin, essa patologia não apresenta perspectivas de cura. Mas um tratamento multidisciplinar aumenta a qualidade de vida do indivíduo.

A multidisciplinaridade é necessária uma vez que a patologia pode atingir outras regiões do corpo que não a área da boca, como o ouvido e o coração.

Assim, fora as disfunções já citadas, a síndrome pode se manifestar através dos seguintes sintomas:

Infecções no ouvido;
Refluxo;
Problemas cardiovasculares;
Formação de um sexto dedo na mão ou no pé;
Úvula bífida (dividida);
Céu da boca mais profundo;
Má formação dos dentes;

O agravamento da doença pode levar a disfunções no sistema nervoso central. Nesses casos, é possível observar atraso na linguagem, epilepsia e deficiência intelectual.

Já que a síndrome Pierre Robin é caracterizada principalmente por anomalias faciais, o dentista possui um importante papel no tratamento da doença.

O especialista apto para isso é o cirurgião bucomaxilofacial. Esse profissional é capaz de cuidar de algumas complicações, como a fenda palatina e a microretrognatia.

A fenda palatina é o nome dado à abertura que atinge o palato, ou seja, o céu da boca. Trata-se de uma má formação que se inicia nos lábios superiores.

A correção desse problema se dá por tratamento cirúrgico, realizada normalmente no primeiro ano de vida. A intervenção reconstrói o lábio e reposiciona o nariz.

Por sua vez, a retração mandibular também é tratada por meio cirúrgico. Os ossos afetados pela hipoplasia mandibular são reposicionados na cirurgia ortognática.

O tratamento coloca os maxilares na posição correta, garantindo que todas as funções da boca estejam em ordem, assim como recupera a estética facial.

Para que o paciente com a síndrome de Pierre Robin leve sua vida da melhor maneira possível, é preciso que o acompanhamento inicie-se desde cedo.

  • SÍNDROME DE PIERRE ROBIN: COMO AFETA AS FUNÇÕES DA BOCA (com Dr. Pedro Albertoni) (Read More)
  • Sindrome Pierre Robin (Read More)